Cartão do SUS – Como fazer, segunda via e consultas online

O Cartão do SUS ou Cartão Nacional de Saúde, é direito de todo cidadão brasileiro e foi criado com o intuito de facilitar e melhorar a identificação, atendimento e controle do Sistema Único de Saúde. Todos os procedimentos realizados no âmbito do SUS, como eventuais consultas, controle de acesso a medicamentos, dentre outros, são vinculados e executados através do cartão do SUS.

Cada cartão do SUS é válido em todo território nacional e tem sua numeração única para cada cidadão, de forma a identificar cada usuário no banco de dados do sistema, juntamente com as unidades de saúde e profissionais envolvidos.

Como fazer o Cartão do SUS

Aquele cidadão que tiver a necessidade de fazer o cartão do SUS, deve se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima na sua cidade, portando os documentos pessoais RG, CPF, número de PIS/PASEP (se tiver) e comprovante de endereço e procurar um agente para que o mesmo possa realizar seu cadastro junto ao SUS. Com seu cartão do SUS em mão, o usuário poderá ter vários benefícios, como mais rapidez no atendimento, acesso à medicamentos e facilidade na marcação de consultas e exames.

cartao-sus

Cartão do SUS online – CADWEB

O sistema do SUS também está na internet. Através do aplicativo online CADWEB SUS, o agente de saúde de qualquer unidade credenciada, terá a opção de cadastrar e consultar a situação de qualquer usuário vinculado ao SUS. Para acesso ao cadweb online, o funcionário necessita de acesso ao Código CNES, número Operador e senha para acesso.

cadweb online sus

Link para acesso ao Cadweb SUS online – http://cartaonet.datasus.gov.br/

Outra informações online você encontra no endereço:

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/

Segunda via

Se você perdeu seu cartão do SUS, terá que fazer a segunda via para um futuro atendimento. Para isto, vá até a uma unidade de saúde com seus documentos pessoais. O agente de saúde irá verificar seu cadastro online e se preciso atualizar os dados, assim poderá realizar a impressão de sua segunda via do cartão do SUS. Vale lembrar que o atendimento ao sistema de saúde só é permitido com o cartão em mãos, portanto é sempre bom ter cuidado com o documento, para evitar problemas indesejados.

Leia também informações sobre o Cartão cidadão

22 comentários sobre “Cartão do SUS – Como fazer, segunda via e consultas online”

  1. todas estas informações deveriam ser mais divulgadas pois há muitas pessoas que não tem acesso a internet e tudo que está neste site e de extrema importância para a população. Nota 1000.

  2. estive no centro de saude do bairro maria eugenia com uma conta de luz e copia da minha carta para fazer cartao sus e a atendente nao fez porque eu nao estava com a intdentidade e´la pode fazer isso ???

  3. Nivaldo, no RG tem os dados que sistema exige. A naturalidade só consta no RG e não na CNH.

  4. Sou ACS. Na unidade de Saúde da Família do Corrego da Bica, DS 3 Recife PE. Mat. 76797-7. Em minha unidade tem 4 computador mas, só um tem o programa do Cartão SUS instalado e um auxiliar administrativo de uma empresa terceirizada treinado para fazer o cadastro dos nossos usuários o que reduz bastante nosso potencial na agilização dos cartões,Por que o MS não disponibiliza o programa online para qualquer cidadão poder fazer seu cartão? Ou pelo menos para qualquer profissional de Saúde tipo, nós ACS podermos ajudar agilizar o processo?

  5. Fazer um cartão saúde não é tão fácil como dizem.Não estão repassando as informações para as Unidades Básicas de Saude.Está todo mundo precisando deste número e ninguém sabe informar, inclusive eu.

  6. PRA FAZER O CARTÃO SUS TEM QUE SE TER PELO MANOS O RG. POIS FICA DIFÍCIL ACHAR O USUÁRIO SÓ PELO NOME. POIS SÓ PELO END. NÃO APARECE NADA. QUANTO MAIS INFORMAÇÃO TIVER MELHOR.

  7. PELO MENOS O RG. DESCULPEM-ME PELO ERRO DE GRAFIA. BUSQUEM INFORMAÇÃO NA PREFEITURA DE SUA CIDADE ,NA (SESAU) SECRETARIA DE SAÚDE INFORMAM ONDE ESTÃO FAZENDO O CARTÃO SUS.

  8. COM A CNH ATÉ DÁ PRA FAZER DESDE QUE O USUÁRIO SAIBA O DÍGITO DO RG. POIS LÁ NÃO CONSTA. E A CIDADE QUE NASCEU TMBÉM NÃO.

  9. DÊ PREFERÊNCIA AO RG NA HORA DE FAZER O CARTÃO SUS.NEM TODAS AS ATENDENTES PEGA A CNH.

  10. O cartão SUS deveria ser feito por todas as pessoas interessadas sem ter senha nome do usuario para acessar e cadastrar, sou agente comunitária e muitos me procuram para faze este cartão se fosse diferente poderia fazer e entregar as pessoas que as vezes precisam do cartão na hora

  11. acho o seguinte se todas as pessoas tivessem boas imformações de todos os beneficios oferecidos pelo governo federal e estadual o brasil seria bem melhor o que falta é apoio e incentivo por parte dos ´politicos

  12. Me tire uma duvida, se o cartão do SUS é NACIONAL como pode um paciente precisar de atendimento em outra cidade e ser obrigado a fazer outro cartão porque segundo a pessoa que faz o siztema não aceita!??????????????
    Não era pra ser uma cadastro nacional !???? Onde está a falha!??????

  13. Nunca vi uma resposta tão idiota na minha vida. Aqui estam se perguntando sobre cadastro do cartão SUS on line, dai o idiota diz que é para clicaar no link Para acesso ao cadweb online, o funcionário necessita de acesso ao Código CNES, número Operador e senha para acesso. Pow, então não é on line, é on line pro funionário, quando agente quer saber sobre cadastro do sus online significa que queremos ter acesso aos nossos dados em nossas proprias casas. Não temos tempo para ficar indo para um posto de saúde enfrentar horas de filas e ainda ser mal atendido por um funcionário mediocre. dai-me paciencia. Cada resposta idiota.

  14. GENTE, O CARTAO DO SUS É SIM NACIONAL, DESTE QUE ELE SEJA FEITO E E ENVIADO PARA BASE FEDERAL, SE FOR FEITO PELO CADWEB, AGORA SE FOR FEITO PELA BASE MUNICIPAL, TEM QUE TRANSMITI-LO Á BASE FEDERAL OK. DOCUMENTOS NESCESSÁRIOS: (COMPROVANTE DE RESIDENCIA ATUALIZADO, RG OU REGISTRO DE NASCIMENTO E OU CASAMENTO). OBS: O CARTAO É ENTREGUE NA HORA:

  15. Boa noite
    O que fazer para coibir que sertos planos de saude particular não jogar suas responsabilidade, para o SUS?
    Uma vez que esse plano é pago, mês a mês, mais o atendimente é precario dair samos lançado para o SUS, diminuindo assim a qualidade de um atendimento melhor, para quem realmente precisa. Salvo nos casos de trauma.
    Att.:

  16. Recusar a CNH na hora de fazer o cartão SUS implica em ” recusar fé a documentos públicos” da Lei nº 8.027, DE 12 DE ABRIL DE 1990.que dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, sujeito a punições administrativas, com a pena de advertência por escrito. Lembrando que a CNH é um documento Publico segundo a lei de transito brasileira nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997 que diz: ” […]conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *