Cirurgia de Redução de Estômago

March 30, 2011 1 Comment »

No Brasil e no mundo todo, o número de pessoas obesas ou com obesidade mórbida tem aumentado a cada ano e uma das principais soluções encontradas para o problema é a cirurgia de redução do estômago ou cirurgia bariátrica.

A cirurgia é feita ou retirando-se um pedaço do estômago ou colocando-se um anel para que o tamanho do mesmo se reduza.

Para quem faz a cirurgia, a perda de peso é significativa com melhora de doenças como diabetes, pressão alta, colesterol alto, problemas nas articulações e várias outras que aparecem devido ao excesso de peso, sendo que após a cirurgia muitos pacientes começam a ter uma vida normal recuperando sua auto-estima.

cirurgia-reducao-estomago

A cirurgia bariátrica é usada para que o peso ideal seja alcançado em pessoas que já não conseguem chegar a um peso normal somente com regimes e acompanhamento médico, sendo que um dos inconvenientes de fazer a cirurgia é ter uma alimentação bem restrita quanto a quantidade de comida.

Depois da cirurgia, fatalmente os pacientes têm que passar por cirurgias plásticas, pois a pele fica flácida visto que o peso diminui muito rapidamente, muitos cirurgiões fazem o procedimento que não é como a cirurgia feita em outro paciente qualquer. Os riscos da cirurgia plástica aumentam e o resultado também não é o mesmo.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica fará um manual de procedimentos e normas que ajudará os cirurgiões e os pacientes na realização de cirurgias seja ela para correções após bariátrica ou não, pois o Conselho Federal de Medicina já prometeu fazer intervenções em clínicas de cirurgia plástica para que os problemas sejam corrigidos e não se tenham tantos processos jurídicos nesta área. 

O problema é grave e a comunidade deve se reunir e cobrar soluções urgentes, para que a qualidade de vida seja sempre promovida para as pessoas.

Compartilhe no Facebook

Leia também

One Comment

  1. giselly gonçalves 08/09/2011 at 17:17 -

    gostaria de fazer redução de estomago como fasso ? tenho 20 quilos a mais do que deveria e não consigo imagrecer com nenhum remédio o que vcs me indica cirurgia?

Deixe um comentário