Entenda a diferença entre um smartphone, um celular e o iPhone

Você sabe quais são as diferenças entre um iPhone, um smartphone e um celular comum? Confira as informações abaixo

September 27, 2011 2 Comments »

Desde que os primeiros modelos de aparelhos de celulares foram lançados, o sucesso da nova tecnologia tomou conta de vários países do mundo. A cada ano, os aparelhos estão se modernizando até que chegamos a geração dos celulares GSM que é uma tecnologia tão inovadora que bastou chegar ao Brasil para virar febre entre os usuários.

Com a nova tecnologia, outros dispositivos começaram a surgir. Entre eles e o mais destacado estava o Smartphone, um aparelho bem mais moderno que possibilita realizar tarefas que antes era impossível como acessar e-mail como se fosse um computador, por exemplo.

iphone-smarthpones

Mas, quais as principais diferenças entre o celular e o smartphone? Será que essa diferença existe mesmo ou será que um complementa o outro? Na verdade, existem vários aspectos que diferenciam um do outro. Por isso, neste texto mostraremos as principais diferenças entre os dois dispositivos.

Em primeiro lugar, nem todo celular é um smartphone. Muitas pessoas acham que apenas porque um celular possui câmera digital, Mp3 player e 3G é então um smartphone. Hoje em dia, qualquer celular mais moderno possui estas funções e mais algumas outras. Por isso, alguns critérios são adotados para fazer a diferença entre um e outro, vejamos:

Um smartphone, por exemplo, possui teclado alfanumérico mais conhecido como Qwerty o qual deixa a impressão de um computador de mão. Outra diferença é que os smartphones possuem conexão Wi-Fi que permite o acesso à internet através de hotspots onde a conexão pode ser bem mais veloz que as conexões GPRS ou EDGE.

Mas existe também a probabilidade de que os aparelhos possam sofrer uma corporação que já pode ser vista em alguns aparelhos como é o caso do iPhone. O dispositivo da Apple veio para revolucionar o mercado da tecnologia móvel e com muita eficiência tem atingido este objetivo.

O iPhone é um aparelho diferenciado, pois pode ser utilizado tanto para o trabalho quanto para o entretenimento enquanto que o smartphone tem suas funções mais voltadas para o trabalho. O entretenimento até existe, mas os smartphone são projetados para auxiliar as pessoas quanto a seus trabalhos.

Os smartphones possuem também sistemas operacionais diferenciados e processadores super potentes que os fazem semelhantes aos computadores. Já os celulares, apesar de possuírem grandes funcionalidades, eles são projetados para atender o público em geral como um telefone portátil, enquanto que os smartphones para atenderem uma demanda de trabalho (como já mencionado).

Essas são as principais diferenças entre um aparelho e outro. O que se percebe é que um não substitui o outro, mas certamente os celulares são os principais complementos dos smartphones.

Compartilhe no Facebook

Leia também

2 Comments

  1. Bia 29/10/2012 at 12:53 -

    Gostei muito da explicação, sobre a diferença do iphohe e smartphone…

  2. potencial comprador de iPhone 02/03/2013 at 11:02 -

    Esperava um comparativo com mais informações e que pudessem ajudar na decisão entre o iPhone (Apple) e um smartphone de outra marca (afinal a diferença de preço é bastante grande). Pensei que seriam tratados aspectos como Custo x Benefícios, vantagens, performances, etc. Mas valeu a iniciativa! sds.

Deixe um comentário