Infarto e AVC – Saiba as diferenças e como evitar

Muitas pessoas não sabem as diferenças de um infarto e um AVC. Veja também algumas dicas para evitar estes males a sua saúde

September 23, 2011 2 Comments »

Muita gente ainda confunde e não sabe diferenciar um infarto de um AVC. Para esclarecer este assunto, resolvemos explicar bem direitinho para você. O Infarto é um ataque cardíaco. De uma forma bem prática, significa dizer que parte do músculo do coração deixa de receber oxigênio e acaba morrendo. Este problema é decorrente de várias complicações. A mais comum é o acúmulo de gorduras.

E o AVC? O AVC ocorre quando a artéria que leva sangue ao cérebro é obstruída. No momento em que o fluxo de sangue é bloqueado, parte do cérebro é afetada. O resultado é então percebível de imediato onde o paciente perde parte de sua capacidade de executar simples tarefas como mover uma perna, braço ou até falar.

AVC-evitar

Agora que você já sabe a diferença, vamos tomar maiores cuidados com as informações que se seguem. Saiba que os diversos problemas de saúde que acarretam um infarto poderiam ser evitados. A primeira atenção deveria ser sua alimentação. Ela deve ser a regra número 1.

Caro leitor, é claro que ninguém prever quando um infarto acontecerá. No entanto, muitos casos são decorrentes até mesmo de histórico deste tipo de problema na família. Por isso, aqui a regra de nº 1 é (de fato) a alimentação visto que ela sendo enriquecida e balanceada diminuirá os riscos de um infarto, pois assim o coração passa a funcionar bem melhor e com mais saúde.

Mas, o que provoca o surgimento de problemas do coração? Os problemas do coração são cada vez mais comuns. Os dias muito agitados, correria no trabalho e estudos, problemas familiares e até mesmo financeiros causam uma aceleração nos batimentos cardíacos que podem ocasionar em um ataque fulminante do coração.

Nesta agitação toda, a maioria das pessoas acaba desprezando o momento mais precioso do dia a dia que é o de alimentar-se de forma saudável e adequada. Com todas as facilidades que existem, consumir fast food é bastante comum hoje em dia e como este tipo de comida contém muita gordura e conservantes, é um prato cheio para os problemas do coração.

infarto-evitar

Entre os principais alimentos que previnem o infarto, alguns se destacam por serem grandes aliados neste cuidado. O primeiro é o Ômega-3, por exemplo, substância que previne diversos tipos de doenças cardíacas. Além disso, regula a pressão arterial, ameniza os diversos sintomas da endometriose, combate a artrite e reumatóide.

O Ômega-3 pode ser encontrado em alimentos como peixes, linhaça, nozes, óleo de canola e ovos de galinhas. No entanto, não adianta inseri-los nas principais refeições se os alimentos mais gordurosos (vilões do coração) não forem evitados. Outra dica é investir em alimentos como queijo branco, ricota, carne de frango sem gordura. Também faça uso constante de cereais como aveia, centeio, arroz, dentre outros.

Mas, a alimentação não é tudo. É preciso investir também na saúde do corpo através de exercícios. Eles contribuem para um corpo mais resistência, além de fazer o coração funcionar com mais qualidade. Mas, não esqueça, todo exercício deve ser acompanhado de uma boa alimentação. Sendo assim, os riscos de infarto diminuirão consideravelmente.

Portanto, invista em sua saúde. Previna-se enquanto é tempo e viva melhor com sua alimentação e saúde em dia.

Veja algumas dicas de alimentação saudável no Dietas na Web.

Compartilhe no Facebook

Leia também

2 Comments

  1. sebastião leitão 05/12/2011 at 23:06 -

    eo tive um avc, e tenho, o maior medo, de ter o segundo. a minha pres. antes era 23por14 agora eo controlei, e13pr.8 sera que com. pres. controlada, ´pode aconteser; espero uma resposta

  2. Edleuza lina 29/07/2012 at 20:40 -

    Muito boa essa dicas eu gostei muito.

Deixe um comentário