Menu

INSS Autonomo

O INSS Autônomo é a modalidade para aqueles cidadãos que gostariam de ter os benefícios da contribuição da Previdência Social. Trabalhadores autônomos, empresários, donas de casa ou todos aqueles que não possuem vínculo empregatício com carteira assinada, podem optar pelo pagamento do INSS autônomo para garantir a aposentadoria e também outros benefícios como auxílio doença e auxílio acidente.

Para se inscrever como contribuinte autônomo , o cidadão deve se dirigir até uma agência do INSS mais próxima portanto carteira de trabalho (se possuir) e documentos pessoais. O operador irá realizar seu cadastro no sistema da Previdência em poucos minutos e em seguida, irá lhe informar sobre como obter a guia para pagamento.

São duas as modalidades para o pagamento do INSS autônomo. O pagamento como contribuinte individual, que é destinado àqueles que exercem alguma atividade por conta própria, seja ela empresário, freelance de empresas, etc. Ou como contribuinte facultativo, no qual se enquadram as pessoas com mais de 16 anos que não têm renda própria, mas decidem contribuir para o INSS. Por exemplo: donas-de-casa, estudantes, síndicos de condomínio não-remunerados, desempregados, presidiários não-remunerados e estudantes bolsistas.

Veja abaixo a carência mínima para receber os benefícios do pagamento do INSS autônomo:

tabela-carencia-inss-autonomo

Mais informações acesse o site oficial do Ministério da Previdência Social – http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/perfil_comPrevidencia_04_02.asp

Compartilhe no Facebook
2 Comments
  1. laura pereira gomes 08/10/2013
  2. LUIZ 20/03/2014

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *