Maconha no Brasil: Liberar ou não?

July 11, 2011 16 Comments »

Grande discussão em torno deste assunto toma conta de todo o país. Não apenas em alguns estados, mas em todo o país o assunto do momento é se vão liberar ou não o uso da maconha. Há quem diga que o termo “liberar” não é o mais adequado para o assunto, mas popularmente, por se tratar de uma droga ilegal, esse é o termo utilizado até mesmo nos fóruns de discussões.

Diversos argumentos favoráveis tentam mostrar que a liberação da erva pode trazer benefícios ao país. Um dos principais argumentos é que com a liberação, o tráfico de drogas seria drasticamente diminuído, pois desta forma o traficante não teria como continuar com seu lucrativo mercado.

legalizacao-maconha

Em contrapartida, os que são contrários à proposta alegam que a liberação traria inúmeros prejuízos para nossa sociedade e às famílias. Este grupo “do contra” tem afirmado que (ao contrário do que muitos dizem) a liberação não diminuiria o mercado do tráfico. Sabe por quê? Caso ocorra a legalização, seria estabelecido uma certa quantidade para a comercialização, o que faria com que pessoas viciadas, ou não, procurassem uma forma de consumir uma quantidade cada vez maior.

Neste embate, duas coisas devem ser consideradas de ambos os lados: Pode ser que a liberação diminua, de fato, o tráfico em torno da droga e provoque uma redução no consumo. Por outro lado, sendo a maconha uma erva que causa alterações quanto à lucidez de quem a consome, este argumento em prol da liberação deverá ser bem explicado.

O Brasil por ser um país ainda pouco desenvolvido (se comparado a países de primeiro mundo e que já liberaram o uso da maconha) talvez a liberação traga mais problemas que soluções. O nosso país tem uma cultura diferente de países como a Holanda, por exemplo, onde a droga já é comercializada. Lá, existe uma política pública séria em torno deste assunto. Aqui, a questão é quase esquecida pelo poder público.

Para decidir se liberar ou não, acreditamos que seja preciso analisar como poderia ser feito esta nova forma de comércio, considerar todos os danos que a erva já causou a muitas famílias e, claro, considerar que a cultura brasileira é diferente de outros países, cada uma tem suas particularidades e jamais podem ser comparadas a este ponto.

Contudo, esse assunto continuará a ser discutido em escolas, no trabalho, rodas de amigos etc. Entretanto, o mais importante é que essas discussões possam ser de forma respeitável e cautelosa a fim de que cheguemos à conclusão se o Brasil deverá liberar ou não o uso da maconha!

Compartilhe no Facebook

Leia também

16 Comments

  1. Tonio 12/07/2011 at 09:42 -

    Nada mais danoso para um pais como o nosso do que manter toda a estrutura que da poder ao crime organizado e corrupção.

    O pior dano que a maconha causa na sociedade, de longe, é sua proibição.

  2. Crystalllll 13/07/2011 at 12:16 -

    I’m sitting here and my battery is almost DEAD on my laptop…
    And I’m trying to type out this message as fast as I can.

    I’m so excited about this video

    http://CASH-FOCUS.TK

    Because it truly is, HANDS DOWN…
    The BEST thing that I’ve seen online.

    see ya in my next posts
    your Crystal))

  3. Décio Dias de Oliveira 19/07/2011 at 16:38 -

    Quem liberar qualquer droga que destroem familias, va servir primeiro a sua!!!!!!

  4. cleiton 22/07/2011 at 12:09 -

    POR QUE ESSES POLITICOS NÃO DECIDEM DEIXAR O POVO ESCOLHERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR POE UMA ELEIÇÃO AI E PRONTO.

  5. Astromar 30/01/2012 at 21:45 -

    FERNANDO HENRRIQUE, enganar os outros é facil, o dificil vai ser explicar a DEUS . A maconha mata e destroi, a família o cérebro, síndrome de pânico que leva ao suicídio,destrói os sonhos da juvetude,causa paranóia que leva o jovem para o hospital psiquátrico, para o resto da vida. Acaba com os estudos a faculdade é trancada ,e o carro do jovem fica como a triste recordação, de uma vida que parou, quantas mães perderam seus filhos e suas casas para a dróga e nunca mais puderam sorrir, não seja o reponsavel pela miséria de nossa juvetude, 20.000 (vinte mil) jovens, perdem a vida ao ano no Brasil, tendo como responsavel a dróga.

  6. Átila Ramos 08/05/2012 at 15:47 -

    A liberação da maconha jamais sera algo bom para o Brasil e nem para nenhum lugar do mundo ; afirmo isso porque até mesmo na Holanda , o tão parâmetro falado em todas as discussões , mesmo com o comercio dessa droga em locais apropriados o comercio ilegal continua . De que forma ? É bem simples , irei dar um exemplo que todos irão entender : aqui no Brasil quando queremos comprar um simples CD de um cantor que gostamos , iremos as lojas especializadas e encontramos um preso por esse produto pelo menos 3X maior do que o carinha la fora da loja , em sua barraquinha gritando , “CD 3 por $10,00 …” acho que todos já passaram por isso ou tem conhecimento que isso ocorre , o famoso “MERCADO PIRATA ” .
    Agora imagina um turista ou até mesmo um cidadão holandês que vai comprar sua erva em uma tabacaria no centro de Amsterdã e encontra a maconha custando X euros sendo que antes do cidadão ou o turista entra na loja ele já tinha sido observado e abordado por uma pessoa que parecia uma pessoa qualquer sendo que ela lhe oferece o mesmo produto que iria encontra na loja sendo com uma pequena diferença no preço seria X\4 . Agora vamos ressaltar que aquele vendedor de rua não tem autorização para fazer esse comercio e muito menos se sabe a procedência do produto .

    Esse simples exemplo que falei é 100% real , acontece com frequência na famosa Amsterdã .

    Conclui-se então que primeiramente a afirmação que se legaliza-se a maconha seria bom para o comercio ; mentira , é claro como se teria um mercado paralelo ou “PIRATA” . A afirmação de que iria diminuir o trafico ; mentira , porque não saberíamos a origem de toda a maconha do mercado . E gente a maconha é uma Droga !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. não importa 01/06/2012 at 00:12 -

    Todo mundo agora virou vidente para falar se vai ser bom ou ruim?
    Legaliza primeiro para depois falar se foi bom ou ruim.

  8. jorge 23/07/2012 at 09:23 -

    Legall… agora os traficantes vão vender mais… a galera “zen” que gosta da natureza mais não gosta do ser vivo, o ser humano, agora vocês podem ajudar os traficantes porque quem vende maconha? quem financia os roubos assaltos? os traficantes, então o pessoal “zenn” vai botar mais dinheiro na mão deles e então vira um circulo, você “zen” compra a maconha do traficante e com dinheiro ele compra uma arma que é a mesma que vai matar tua mãe ou teus filhos… LEGALLLLL BANDO DE OTARIO! Geração de burros achando que isso é liberdade.. liberdade é poder fazer o que quiser, mais sem prejudicar os outros… sociedade.

  9. Bruno 26/07/2012 at 22:08 -

    Eu acho que a maconha nao deveria ser vendida em locais qualquer mais sim cada usuario ter seu proprio plantio em casa inscrito em algum orgao publico comtrolado pelo governo assim naum tendo que compra nao teria traficantes vendendo por preços menos como disse atila ramos pois cada um teria sua obrigaçao em meio a sociedade e assim todos estariam em concordacia certo nao sou nenhum advogado professor nada apenas sou um usuario lutando pelos meus direitos eu acho mutio obrigago por poder postar minha opiniao .

  10. ME XUPEM 29/08/2012 at 14:42 -

    QUE DESGRAÇA

    COMPARAR UMA PLANTA COM UM PUNHADO DE MISTURA QUIMICA

    VAO ESTUDAR SEUS LIXOS BURROS

  11. Carlos Frantz Filho 30/08/2012 at 12:05 -

    NÃO ADIANTA SÓ DESCRIMINALIZAR livrando o usuário de qualquer ônus criminal porque isso não vai resolver o problema dos assaltos, assaltos a Caixas Eletrônicos e outros assaltos, e arrastões, e sequestros relâmpagos COMETIDOS, em 90%, PELOS TRAFICANTES que não serão atacados com a descriminalização das drogas e tudo continuará como está. O negócio é dar alvará para quem não tem antecedentes criminais, cobrar impostos de IPI e ICMS porque só assim, legalizadas, as drogas perderiam bastantíssimo valor – barateariam muitíssimo – e os atuais traficantes assaltantes não teriam motivo para assaltar ao contrário de hoje em que eles compram as drogas dos fornecedores, consomem grande parte e outra parte presenteiam suas amantes, esposas, filhos e amigos e acabam ficando sem dinheiro para pagar os fornecedores que os pressionam obrigando-os a cometerem os crimes citados acima para arrecadarem dinheiro para pagarem suas dívidas e caso não paguem eles (traficantes)morrem. E no caso dos usuários adoecerem pelo uso desmoderado eles teriam que pagar a conta do tratamento e não o SUS pagar porque se o usuário adulto também tem LIvre Arbítrio então que o use com inteligência. Essa medida de o SUS não pagar a conta do usuario doente desestimularia a adesão de novas pessoas e elas pensariam várias vezes antes de se tornarem usuárias. Isso também valeria para os cigarros e bebidas alcoólicas que são drogas e estão legalizadas e tributadas.

  12. Priscila 03/09/2012 at 11:08 -

    Que absurdo isso, enquanto nós deveríamos nos manifestar pelo alcance da excelência na educação (como a China, que está fazendo protesto para essa melhoria sendo que a deles já é 100 vezes melhor que a nossa), o Brasil está tentando liberar a maconha. É nessas horas que sinto vergonha de morar neste país. Senhores legisladores, quero ver quando o filho de vocês ficarem viciados nessa droga se vocês vão mudar de ideia.

  13. daniel 11/11/2012 at 14:44 -

    sim libera, e normal fumar maconha, quem e contra e qui nunca teve o conhecimento…………………

  14. Yago 29/11/2012 at 20:44 -

    Esse povo que fala pra não legalizar e um bando de burro, devem achar que maconha e que nem crack ¬¬, e tbm crescem com esse pensamento por que todo mundo fala que e coisa de bandido fumar maconha ! LEGALIZE LEGALIZE ‘ como o alcool e o cigarro e liberado, e a maconha e proibida ? Porque fumar maconha era um ato praticado por negros ? bando de hipócritas .

    4 : 20 _\|/_

  15. Breno 29/08/2013 at 22:50 -

    Maconha mao e droga em vista do crack,cocaina e o alcool,pois quando minha maconha acaba e bate aquela quebradera nao preciso roubar nem matar ninguem para sustetar meu vicio posso segurar dias,meses ou anos sem fumar maconha basta querer,o mesmo acontece com meus amigos.

  16. Matheus R. 30/03/2014 at 22:10 -

    eu não fomo mais tenho amigos qe foma maconha. E eu acho certo libera por qe só usa maconha qem qer qem não qer não e obrigado

Deixe um comentário