Material escolar – a história de todo início de ano

January 10, 2011 No Comments »

Há menos de um mês para a volta às aulas, a preocupação dos pais é geral, mas também não é para menos, afinal os preços dos materiais escolares nesta época do ano sobem, e muito. Papelarias assim também como livrarias ficam cheias.

Os pais devem ficar muito atentos quanto aos abusos e exageros das listas escolares. Materiais como cadernos, lápis, borrachas, apontadores são os que apresentam maior variação no preço. Variação que chega até 100%, afirma o Procon do estado do Amazonas.


“Historicamente, encontramos material com variação de 100% do preço menor para o maior. Um apontador, por exemplo, pode variar de R$ 0,70 a R$ 1,50, dependendo da marca”, afirmou Guilherme Frederico, diretor do Procon do Amazonas.

Com o intuito de economizar ao máximo, é importante também que os pais façam um balanço de todo material do ano ou do semestre passado, assim poderão detectar o que poderá ser reaproveitado.

Outra dica importante é que os pais podem ver com a escola o que realmente será utilizado no primeiro semestre, evitando assim a compra de todo o material escolar de uma só vez no início do ano, época em que os preços estão muito acima da média se comparado a outras épocas do ano. Comprando o material escolar alguns meses depois que as aulas já começaram se consegue ótimos preços.

Deve ser evitado também levar as crianças para a compra do material. Elas ficarão envolvidas com os produtos que trazem imagens de personagens infantis. Estes produtos são bastante atraentes e consequentemente, custam mais.

O material escolar nunca deve ser comprado no primeiro estabelecimento onde a pesquisa é feita. Deve-se fazer uma relação de preços de pelo menos 3 locais.

Hoje com a internet ficou bem fácil fazer esta pesquisa. Em sites como:

http://www.americanas.com.br/loja/228804/papelaria

http://www.submarino.com.br/menu/201162/material+escolar

entre outros se pode fazer a cotação dos preços.

Sites comparadores de preços também são interessantes, para ter outras opções de preços, entre estes citamos o Buscapé: http://www.buscape.com.br

Compartilhe no Facebook

Leia também

Deixe um comentário