Não declarou o Imposto de Renda – Saiba o que fazer

May 4, 2011 1 Comment »

Ano após ano acontece a mesma coisa. Vários contribuintes deixam para declarar o tão temido imposto de renda sempre mais tarde, sempre depois e acabam deixando tudo para a última semana e por vezes, para o último dia. O resultado é que todos os anos, muitos deles acabam perdendo o prazo e ficam obrigados a pagar a multa por atraso da entrega.

Para os que não fizeram a declaração do imposto de renda 2012 dentro do prazo estipulado, por algum motivo, será cobrada uma multa de no mínimo R$165,74, que valerá a partir do dia seguinte ao prazo máximo estabelecido para a entrega da declaração no site da Receita Federal.

O prazo de entrega para 2012, ano base 2011, é 29 de abril de 2012 até as 23:59 min 59 segundos. É importante saber que deixar para última hora não é nada interessante, pois o sistema fica extremamente lento devido os atrasadinhos de plantão. Caso o contribuinte tenha algum valor a ser restituído sua multa será subtraída deste valor.

imposto-renda-atrasado

A forma de entregar a declaração para quem a faz dentro ou fora do prazo é a mesma, com a única diferença que será cobrada a multa. Quando o contribuinte declarar o imposto em atraso, ele receberá uma Darf da multa do imposto. O boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária e é importante que o pagamento seja feito o quanto antes, pois até que o valor seja quitado o contribuinte permanecerá em débito com a Receita Federal.

E para quem não fez a declaração do Imposto de Renda, fica o exemplo e a lembrança para que a declaração do Imposto de Renda de 2012, seja feita tão logo comece a ser aceita no site da Receita Federal.

Compartilhe no Facebook

Leia também

One Comment

  1. maria jose gomes de freitas 15/07/2011 at 16:03 -

    eu nao sabia que teria que declarar,fiquei muito surpressa com isso ,mas vou na receita fededal para saber como revolver minha vida.

Deixe um comentário