Menu

O pré-sal do Brasil

O pré-sal tem sido alvo de muitos debates entre os políticos governantes de diversos países. A grande quantidade de petróleo encontrados em alguns estados pode colocar o Brasil na lista dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo. A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de Petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.

Ainda não se sabe a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal, sabe-se apenas que em poucos lugares no mundo a quantidade é encontrada. No Campo de Tupi, por exemplo, estima-se que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo. Acredita-se que, somente por volta de 2016,  estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado. Em setembro de 2008, a Petrobras, através da plataforma P-34 no Campo de Jubarte, começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida.

Essa grande quantidade de petróleo, já chamou a atenção de outros países, como os EUA por exemplo. Entre os dias 19 e 20 de março o Brasil receberá a visita do Presidente americano Barack Obama, que terá como interesse favorecer as empresas americanas de extração de petróleo instaladas no Brasil, principalmente aquelas que fornecem equipamentos para os setores de petróleo e infraestrutura. A GE, por exemplo, um dos maiores conglomerados americanos, já fechou acordo com a Presidente Dilma, em Brasília, onde o grupo americano anunciou investimentos de R$ 550 milhões nos próximos dois anos no Brasil e que prevê “aumentar” as suas relações com a Petrobras.

Ainda existem divergências entre os Governadores dos estados na partilha do pré-sal, mas alguns deles já demonstram disposto a dividirem em quantidade maior os lucros com o pré-sal, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande que procurou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) onde Casa Grande pediu apoio para a aprovação do projeto de lei que divide os royalties do petróleo da camada pré-sal entre todos os estados e municípios brasileiros.

Nos próximos anos o Brasil crescerá muito, resta agora esperar e ver como os lucros do pré-sal poderão ser bem investidos em áreas ainda muito necessitadas como educação, saúde e segurança

Compartilhe no Facebook
8 Comments
  1. angela 16/03/2011
  2. Paulo 03/05/2011
  3. jiit 19/05/2011
  4. aline 19/08/2011
  5. Pamilian 29/09/2011
  6. Thyago Mennotte 08/10/2011
  7. PEDRO SEVERINO DE SOUSA 11/07/2012
  8. josely 05/04/2015

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *