O trânsito caótico nas cidades brasileiras

December 8, 2010 No Comments »

Bom não é de hoje, todo nós sabemos que em algumas cidades Brasileiras esta cada vez mais difícil se locomover, seja de ônibus, carro, e em algumas cidades até mesmo moto.

É o caso de algumas capitais Brasileiras como São Paulo, Florianópolis, e Curitiba, tirando as cidades que não sai capitais como varias cidades metropolitanas do estado de São Paulo como: Campinas, Jundiaí, São Caetano, Santo André, entre outras.

Mas podemos destacar aqui algumas cidades que tem um trânsito de deixar qualquer pessoa fora do sério, vou usar o exemplo de duas cidades.

São Paulo, não é preciso nem explicar por que, a cidade com uma das maiores populações do mundo superando cidades como Nova York tem um trânsito totalmente caótico, São Paulo tem esse grande problema de trânsito devido a vários motivos, o principal é claro é a quantidade de habitantes que a cidade possui, cerca de 13 milhões, outros como falta de infraestrutura, sinalização das ruas, etc …

O Paulistano ja esta acostumado a acordar preparado para a maratona de trânsito, todo dia São Paulo tem filas e mais filas de carros, a maioria das pessoas que moram na capital paulista ja se acostumaram, mas pra quem é novo na cidade fica complicado.

Vamos citar o exemplo da Capital Catarinense, Florianópolis, ela esta entre as 5 cidades que possui mais carro por habitante, não tem a maior frota de veículos porém, proporcionalmente é uma das cidades com mais carros no Brasil, veja, Florianópolis é uma Ilha, o que ja torna isso um problema porque a cidade é limitada de se expandir até um certo ponto, a cidade tem muitos manguezais o que atrapalha muito também, e outro fator é a quantidade de habitantes, Florianópolis tem cerca de 400 mil habitantes, é um numero super baixo comparado-a com grandes capitais brasileiras, mas o problema é que a cidade é uma Ilha, ou seja, chega um certo ponto em que a cidade não tem mais estrutura para receber tantas pessoas, na temporada de verão, a cidade chega a quase triplicar a quantidade de habitantes pulando pra casa dos 1 Milhões, isso torna o trânsito mais insuportável ainda.

Veja, o Brasil tem engarrafamentos as vezes em até rodovias federais como é o caso da região sul da BR-101, isso porque a rodovia começou a ser duplicada em pouco tempo, a solução do trânsito na maioria das cidades seria a expansão das pistas, possibilitando assim maior tráfego de carros, mas em algumas cidades como Florianópolis isso não é totalmente viável já que a cidade é limitada a um certo ponto. A grande solução seria o transporte publico, ônibus e metros principalmente, mas porque as pessoas não utilizam o transporte publico ? na maioria das vezes por falta de conforto e pelo preço em alguns casos. Poder aquisitivo para realizar novas estradas o país tem, só falta a atitude dos nossos governantes.

Autor: José Neri

Compartilhe no Facebook

Leia também

Deixe um comentário