Problemas nos olhos – Sintomas, doenças e cuidados

February 11, 2011 20 Comments »

De todos os nossos cinco sentidos, a visão talvez seja a mais importante e ao mesmo tempo, a mais delicada. Através dos olhos, conhecemos, memorizamos, transmitimos nossas emoções, nosso estado de espírito, humor, personalidade, por isso, ouvimos muitas frases do tipo “o que os olhos não vêem o coração não sente” ou “um olhar diz mais que mil palavras”. Assim, precisamos tomar cuidados especiais com nossos olhos, pois ele é mais sensível do que imaginamos.

Geralmente, procuramos um oftalmologista (profissional que cuida da saúde dos olhos) quando sentimos alguma dificuldade para enxergar. O que muitas pessoas não sabem é que realizar consultas com um oftalmologista deve ser regularmente todos os anos. Alguns problemas oculares são comuns e em sua maioria possuem tratamentos imediatos, veja alguns deles:

- Blefarite: Essa doença consiste em uma inflamação ao redor dos olhos. Ela pode causar vermelhidão, coceira, inchaços, perda da sobrancelha e irritação na parte interior da pálpebra. A blefarite pode ocorrer também através da alergia à maquiagens. O tratamento se dá por meio de antibióticos.

- Conjuntivite: É uma inflamação na membrana que reveste a parte interior da pálpebra. Essa doença é causada, principalmente, por bactérias e vírus, e possui como sintoma, olhos vermelhos, coceira, queimação, olhos lacrimejantes ou com pus, sensibilidade à luz. É comum que os sintomas da conjuntivite permaneçam por alguns dias, contudo ela precisa ser tratada para que não haja sequelas.

- Deslocamento da retina: A retina é responsável pela captação de imagens e transmissão dessas imagens para o cérebro. O acúmulo de sangue ou outro fluido na retina causa o deslocamento dela. Os sintomas mais frequentes são: ver pontos escuros, traços de luz incomuns e embaçamento da visão. Este problema é tratado por meio de cirurgia ou fusão a laser.

-Terçol: O terçol acontece por causa de uma inflamação dos canais por onde nasce o pêlo ou por uma inflamação de alguma glândula da pálpebra. Os sintomas mais visíveis são a formação de um edema ao redor do olho, vermelhidão e sensibilidade. Essa doença permanece por uns dias e depois desaparece sozinha.

Além dos problemas comuns listados acima, há também, doenças congênitas dos olhos, ou seja, elas existem por fatores genéticos, uma pessoa que tem em seu gene alguma doença ocular provavelmente ela nascerá com essa doença e transmitirá à suas gerações. Tais doenças são:

-Astigmatismo: O astigmatismo causa a distorção da visão periférica, isto é, pode-se ver os objetos a frente com clareza, mas os outros objetos que estão ao redor da visão ficam distorcidos. A correção deste problema acontece com a utilização de lentes corretivas.

- Miopia: A pessoa que possui miopia enxerga de forma distorcida ou embaçada os objetos que estão a longa distância. É uma doença hereditária e o uso de óculos propicia a correção de tal problema.

-Hipermetropia: A hipermetropia é o oposto da miopia. Pessoas que possuem esse distúrbio enxergam perfeitamente objetos em longas distâncias e objetos próximos são vistos de forma distorcida.

- Catarata: Essa doença causa embasamento e/ou escurecimento da visão. Os sintomas são: pouca visão noturna, ver cores mais fracas e amareladas e certa sensibilidade à luz. O tratamento da catarata se dá por meio de cirurgia, contudo é importante ressaltar que a catarata quando não é tratada pode levar a cegueira.

- Glaucoma: O glaucoma é causado por um aumento da pressão dentro do olho. Também é uma doença que pode causar cegueira caso não seja tratada. Alguns sintomas são: dor nos olhos, embaçamento da visão e visão periférica distorcida, pouca adaptação à escuridão e brilho. Esse distúrbio é também genético, mas podem ocorrer em pessoas com diabetes, usuários de drogas ou que tiveram alguma lesão nos olhos. O tratamento pode ser realizado através de colírios quando a doença é detectada cedo, caso contrário o glaucoma pode ser tratado por meio de cirurgia.

É importante sabermos que alguns cuidados diários e hábitos cotidianos podem nos auxiliar na prevenção de problemas oculares. Primeiramente, uma boa alimentação pode ser um ótimo começo para uma boa saúde dos olhos. A inclusão de vitaminas nas refeições diárias como a vitamina A (encontrada, por exemplo, na cenoura), antioxidantes (encontrado nos vegetais) e minerais podem ajudar a enriquecer e fortalecer o organismo.

Outros cuidados a serem tomados estão relacionados aos nossos hábitos cotidianos. Proteger os olhos contra raios UV fazendo uso de óculos adequados, evitar sentar muito próximo à aparelhos como televisão ou computador, pois isso poderá fazer com que se force a visão, são alguns cuidados que podem prevenir doenças futuras.
Contudo, o mais importante de todos os cuidados é fazer consultas regulares a um oftalmologista, pois quanto mais cedo o problema for detectado melhor será a recuperação. Nossos olhos merecem atenção, afinal são através deles que transmitimos quem somos e são com eles que nos comunicamos com o mundo.

Compartilhe no Facebook

Leia também

20 Comments

  1. gabriel oliveira 02/05/2011 at 11:31 -

    bom dia! eu tenho 16 anos as vezes eu sinto um tipo de enbaraço na minha vista. e depois vem ua dor de cabeça forte nem com remedio passa eu queria saber o que é por favor. alquem que saiba responda muito obrigado eu agradeço

  2. severino 28/08/2011 at 10:55 -

    bom dia a alguns dias os meus olhos estavam bastante vermelho fui ão oftalmologista e ele me paçou um corilio chamado artelac,e mandou colocar uma gota em cada olho tres vez ão dia a irritação e o vermelhão passou mais agora começou de novo o que devo fazer continuar usando o corilio? ou procurar outro profissional?

  3. admin 30/08/2011 at 09:35 -

    Sempre procure um médico.

  4. VANILSON DA COSTA SANTOS 31/08/2011 at 07:54 -

    Bom dia,
    Meus olhos estao sensiveis e com ardor, nunca tive problemas de visão e tem dias que estou beleza e hoje estou sentindo sintomas. Me explicar o que pode ser e o que devo fazer.

  5. hagata cristiane f.barreto 27/09/2011 at 06:15 -

    olá,fiz uma cirurgia de um carcenoma adnoide cistico a um ano e essa cirurgia deixou dores horriveis no meu olho direito,na cirurgia foi retirado uma das veias e perdi o movimento de olhar pra cima e estou tendo dupla visao ,uso colirios mas os emcomodos e dores permanecem.irei fazer uma nova cirurgia e nao sei se vao salvar meu olho ,sabe nao quero perde meu olho me ajude a tirar as dores e os encomodos ,agradeço desde de ja ,obrigada.

  6. cleito 06/12/2011 at 09:45 -

    bom dia, preciso de uma maozinha, eu li os problemas citados acima e nenhum deles corresponderao com o meu, os meus olhos sao alinhados corretament, mas a minha vista direita tem um caso estranho, eu enchergo totalmente nitido sem embaçamentos porem como se metade de minha visao estivesse escuta e outra clara, misturada, exergo somente letras grandes e perto longe fica embaralhado, mas nao embaçado, ja fiz exames com varias lentes e nenhuma delas resolvel, e com a minha outra vista enxergo 100% e nao tenho nenhum tipo de dor nem na cabeça e nem nos olhos, o que poderia ser sera, agradeço se alguem souber o que é para que eu possa tratar.

  7. eliene 16/12/2011 at 11:58 -

    meu pai tem Glaucoma ele fica muito triste porquer nao pode compra os coliros e muito caro eu sou a filha dele fico muito triste pois nao posso ajudalo levo ele nos medico pesso mim ajuda por amor de deus

  8. rosangela 14/05/2012 at 19:19 -

    oi, meu pai operou a vista e agora está tendo umas visao muito engraçda,olha um passarinho na gaiola e derrepente vira uma ave grande ,isso pode acontecer ou será que é a cabeça dele.

  9. robson 30/05/2012 at 17:42 -

    oi,eu gostaria de fazer uma pergunta…algum tempo atrás bati minha cabeça isso foi numa sexta feira,quando foi na segunda feira umas manchas brancas piscando começaram a envolver a minha visão e desde então eu tenho sensibilidade a luz e quando olho na claridade e depois no escuro fico vendo manchas brancas…oq pode ter acontecido será que essa batida afetou a minha visão

  10. marilene 03/07/2012 at 12:43 -

    cinto muita qoceira nos olho tenho vontade de arrancar fora eles inxa e fica rouxo doi e qoca muito oqe fazer

  11. Carlos 12/07/2012 at 09:35 -

    Bom dia.tem momentos que aminha visão começa a fica tudo escuro,passa um minuto e depois acaba.porque acontece isso

  12. wilma 16/07/2012 at 14:11 -

    as corneas dos meus olhos esta crescendo e ficando mais alta q as pupila

  13. ailton souza campos 17/07/2012 at 10:12 -

    meu filho c 14 anos esta com oho esquerdo vendo apenas una nuvem branca con pintas bancas e preta o oculista falou que é uma doença provocada por animais, gostaria de saber se tem tratamento e onde?

  14. Gislaine rodrigues 05/08/2012 at 08:48 -

    olá, minha filha está com sintomas identicos ao calazio mas ao contrario do que eu pesquisei o dela é completamente indolor, eu devo me preocupar com isso por ela não sentir nenhuma dor ?

  15. JOELSON 03/09/2012 at 05:34 -

    OI EU TENHO 20 ANOS E EU NÃO SEI O Q EU TENHO QUANDO EU ACORDO MEU OLHO TA COLADO É ALGUM PROBLEMA

  16. Nivan 22/10/2012 at 09:07 -

    Ultimamente venho observando dois sintomas na minha vista esquerda.
    Primeiro – Este já vem ocorrendo há mais tempo, mas não com frequência, digamos uma vez a cada 90 dias, sinto como se um pelo de silos estivesse se soltado e caído no olho esquerdo, isto me provoca certo desconforto, chega até mesmo lacrimejar e com um pouco de dor, lavo o rosto e o sintoma acaba passando.
    Segundo, recentemente na mesma vista, observei que quando estou no escuro, vejo pequenos raios de luz como se fossem micros relâmpagos, isso começou aparecer na ultima sexta feira (19/10/2012) há três dias por tanto.
    Considerando que aqui em São Paulo, estamos atravessando um longo período de estiagem, tenho ouvido muitas pessoas se queixarem de desconforto com os olhos, até aparecer este segundo sintoma, estava pensado que era também mais consequência desse clima hiperseco.

  17. Luã 05/11/2012 at 10:32 -

    Olá, sempre que eu foco a visão em ponto qualquer, o meu olho direito fica aparecendo umas pequenas manchas que não distorcem completamente a imagem, mas é sempre perceptível. Sempre que eu tento olhar diretamente para essa mancha ela vai saindo do foco, de modo que eu só posso observar se eu não olhar diretamente para ela. Alguém poderia me ajudar?

  18. Raquel Gonçalves da Silva 03/12/2012 at 15:08 -

    Ha alguns dias atras,apareceram algumas manchas esbranquiçadas ao redor dos meus olhos causando coceira,inchaço,ardencia algumas vezes.Fui ao medico e ele me passou uma pomada dexametasona oftalmica,nao a encontrei na farmacia,e ainda continuo sem tratamento algum,uso um colirio de nome LACRIFILM,porque fiz um exame em GOIANIA e o oculista me disse que um dos meus olhos tem um pequeno problema causado por televisao,computador e celular e que seria bom demais se eu evitasse esses tres objetos….Mas essas manchas ja tinham aparecido uma vez e o medico disse que era alergia solar porque elas aparecem no corpo em algumas partes,meu pai esta viajando ja liguei e falei pra ele,mas nao me disse quem procurar,acho que terei que fazer exames laboratoriais para saber o que tenho,achei alguns casos parecidos mas nao sei qual e o certo,o que farei?

  19. cida 20/01/2013 at 00:08 -

    minha filha tem 35 anos e derepente so esta inchergando os vulto ja levei em tres medico nem um achou o poblema.um dis que é uma lesao. mais nao afirmou o poblema po favor me ajuda…cida.manzano@live.com

  20. NILTON 21/03/2013 at 09:32 -

    Bom dia,
    Meu olho direito fica nublado e sai uma secreção branca pegajosa e fica um pouco dolorido. Já fui em vários medicos e nao descobrem o quem tenho. Do mesmo lado tenho um problema bucal onde uso uma ponto mivel, será que tem alguma ligação? O que pode estar acontecendo comingo, já estou preocupado.Pode me dar uma orientação por FAVOR.
    Se possivel via e-mail.

Deixe um comentário