Ronco – Causas e tratamento

May 4, 2011 1 Comment »

Muitas pessoas passam o dia inteiro naquele corre-corre do dia-a-dia e esperam sempre ansiosos pelo momento mais tranquilo, que é a hora de dormir. O que muitas vezes acontece é que exatamente nesse momento, uma certa situação incomoda bastante para quem dorme ao lado, o ronco. Atualmente observado em pessoas de todas as idades, de ambos os sexos e independente do peso, o ronco é um dos principais motivos de preocupação na saúde do sono e na qualidade dele.

Vários estudos já comprovaram que são várias as causas do ronco. Desde a posição de dormir, ao sobrepeso, como também até problemas dentários. A melhor forma de combater este tipo de problema é consultando um médico, para que ele possa identificar qual a causa do ronco.

Antes de mais nada é importante frisar que a posição ao dormir também é levada em consideração para que apareça o ronco, principalmente se a pessoa dorme de barriga para cima, o que força a entrada de ar de forma mais abrupta, empurrando e fazendo vibrar o palato mole, o que ocasionalmente provoca o barulho do ronco.

ronco-causas-tratamentos

O sobrepeso também é outro fator importante. Estudos revelam que quanto mais pesadas, mais problemas de respiração as pessoas passam a apresentar e consequentemente mais roncam. Durante o sono o corpo pressiona as vias respiratórias, no caso de pessoas obesas a gordura em excesso danifica um acomodamento adequado na hora de dormir e isso implica em péssimas noites de sono, não só para quem tem o problema mas para quem compartilha do mesmo ambiente.

Má formação óssea do maxilar ou da mandíbula também interfere bastante na qualidade do sono, podendo provocar o ronco. Por isso se você é acometido deste tipo de problema é importante consultar seu dentista ou um médico especializado para que ele possa indicar a melhor forma de tratamento.

O mais importante no entanto, é não deixar que este tipo de condição atrapalhe o momento mais relaxante do dia, pois as nossas atividades diárias dependem e muito da qualidade da noite que temos. Sempre a melhor opção para tratamento do ronco, é procurar um médico para que sejam tomadas as melhores medidas de acordo com seu caso.

Compartilhe no Facebook

Leia também

One Comment

  1. ALBERTO 30/06/2011 at 11:05 -

    Bom dia,

    Já li bastante sobre esse problema e percebí que há várias orientações de como melhorar o sintoma, inclusive a orientação para se procurar um médico, mas nenhum post informou qual é o especialista mais adequado para realizar os exames necessários. Já li sobre procurar um pneumologista, otorrinolaringologista e até mesmo um dentista. Qual é o mais indicado diagnosticar e indicar um tratamento eficaz? Obrigado.

Deixe um comentário