Seguro desemprego – Consulta ao seu direito

Criado em 1986, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Programa de Seguro-Desemprego visa ajudar os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, dando aos mesmos um apoio financeiro (temporário) de três a cinco meses, parcelas calculadas de acordo com a comprovação do seu vínculo empregatício nos últimos meses 36 meses.

A partir de 2005 os trabalhadores que ficaram desempregados devido ao término de contrato ou pelo término de contrato por prazo determinado deixaram de ser beneficiados por esse programa do governo.

Para requerer esse benefício, como consta no site do MTE (http://www.mte.gov.br/seg_desemp/default.asp) , basta apresentar as duas vias (verde e marrom) da Guia do Seguro-Desemprego, mais a Carteira de Trabalho (CTPS), uma via da Rescisão, PIS ou Cartão Cidadão ou extrato atualizado, Documento de identificação (com foto), os três últimos holerites e o Extrato do FGTS (que você pode solicitar ao antigo empregador para retirar com documentos rescisórios na homologação); junte todos esses documentos e apresente a um posto de atendimento para dar entrada ao benefício e assim confirmar se o trabalhador terá ou não direito ao seguro desemprego.

No mesmo site você encontrará a história de criação do SD, como consultar o seguro desemprego, como dar entrada, explicações de como é feito o cálculo para pagamento e quantidade das parcelas, mas atenção, o valor correto só é fornecido pela Caixa Econômica Federal (CEF), pagadora desse benefício; além também de explicações sobre a Suspensão ou Cancelamento do Benefício, no caso de o trabalhador voltar a trabalhar durante o recebimento das parcelas entre outros serviços que possam esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Esse benefício tem ajudado a vários trabalhadores, então peça maiores explicações ao seu empregador na hora da demissão ou vá a algum posto de atendimento ao trabalhador e informe-se.

Consulta Seguro Desemprego

Para realizar a consulta do seguro desemprego, e desta forma saber se você tem direito a receber o benefício, bastar ter em mãos o número do seu PIS/PASEP, e entrar no endereço abaixo:

http://www.mte.gov.br/Trabalhador/SeguroDesemp/Consulta/default.asp

10 comentários sobre “Seguro desemprego – Consulta ao seu direito”

  1. trabalhei com inicio em 12 de maio /2011 e fui dispensado sem justa causa com todos meus direitos finalizei meu contrato de trabalho dia 30 de setembro e estou cumprindo meu aviso em casa que inniciou-se dia 1 de outubro , gostaria de saber se tenho direito ao seguro desemprego?

  2. JA DEI A ENTRADA NO MEU SEGURO JA COMPLETOU 2 MESES E ATE AGORA NAO CONSEGUI RESCEBER NADA.O QUE ESTA ACONTECENDO

    DEI A ENTRADA NO MEU SEGURO JA FAZ 2 MESES E ATE AGORA NADA.E NINGUEM DA EXPLICAÇOES SOBRE O QUE ACONTECEU!

  3. o que significa a Justiça do Trabalho? pois está sendo incapaz de assegurar o direito do trabalahador ao Seguro Desemprego, pois não sabem explicar o porque do Julgamento do meu Seguro -Desemprego, pois dei entrada neste benefico em junho de 2012 e até hj não recebi nem uma parcela e ninguém sabe informar nada, nem ao menos se irei receber esse beneficio ou não!

  4. trabalhei de 10/01/2010 a 15/02/2012 ui demitida recebi 4 parcelas de seguro desemprego comecei a trabalhar 05/11/12 vou ser demitida 01/07/13 tenho direito de receber o beneficio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *