Superbactéria KPC – O que é? Como tratar? Prevenção e Sintomas

A SuperBactéria KPC está tirando o sono dos brasileiros. Alguns casos desta nova bactéria já foram identificados em alguns estados do Brasil, como São Paulo, Paraná e Distrito Federal, onde já foram confirmados 183 casos. Em São Paulo, já morreram 24 pessoas com a bactéria KPC.

O que é?

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC),  é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. Ao adquirir uma enzima, a bactéria se tornou resistente a um grupo de antibióticos, incluindo os mais potentes contra infecções.

Sintomas e Contagio

Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Prevenção

Ao entrar no hospital, se acompanhante ou visitante de doentes, lave as mãos com água e sabão e, em seguida, passe álcool. Se tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento. Evite contato físico com outros doentes e, se houver, não se esqueça de higienizar as mãos. Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares. Havendo contato, lave as mãos antes de encostar de novo no doente.

Como Tratar?

Entre os remédios ineficazes estão as carbapenemas, uma das principais opções no combate aos organismos unicelulares. Remédios como as polimixinas e tigeciclinas ainda são eficientes contra esses organismos, mas são usados somente em casos de emergência como infecções hospitalares. Lembrando, que você deve procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento.

“As razões que levam uma bactéria a driblar a ação dos remédios não são totalmente conhecidas. O abuso do medicamento pode interferir, mas não é o único fator”, diz Ana Cristina Gales, professora de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Avanço da Bactéria KPC

75 comentários sobre “Superbactéria KPC – O que é? Como tratar? Prevenção e Sintomas”

  1. ola eu tenho a bacteria h pylori ja é o terceiro tratamemto que faço sem resultado so esta piorando as coisas tenho muito
    refluxo dor abdominal estou preucupada.

  2. quero estar ciente por trabalhar na área hospitalar em Urgencia e Emergencia no Hospital HPS em Juiz de Fora – MG e sou Tec de Enfermagem, Grato

  3. … futuras informações estarei estudando e informando aos meus colegas, Grato!

  4. estou estudando enfermagem estou concluindo quero me especializar em neonatal.

  5. nossaa eçça bacteria é mt mt mt perigosaa minha proof de ciencias soo ficaa falandoo delaa elaa é mt shata seen maldadee too fazendoo un trabalhoo diçço se estiveer erradoo eeu denunciooo pra span seeen maldadeeeee eõo façoo içço vaai pensando qee eeu soou paty’-

  6. URGENTEEE!!!
    Essa bacteria tbm da hemorragia interna? Pode se usar morfina?
    Mha tia faleceu….suspeita-se de KPC…e aplicaram MORFINA…

  7. o que posso fazer para dar uma melhoria de vida a um cliente,na qual e a minha cunhada,q a contraiu aos 16 anos,e hoje esta com 20,e sem nenhuma pespectiva de melhora.

  8. sou farmaceutico trabalho isolado no interior do amazonas por sinal um lugar bão demais de se viver barcelos,assumo a assistencia farmaceutica do municipio e trabalho no hospital do estado.entao secretaria municipal e serviço hospitalar em gerenciamento de medicamentos.gostaria de dizer que não temos mortes aqui devido a ação da kpc nosso controle e rígido e em equipe multidisciplinar levamos a sério a pratica do uso racional do medicamento e as drogarias que só tres respeitam o direito do cliente e a responsabilidade do farmaceutico, acho que estamos bem ainda,temos falhas sim mas que vigiadas e corrigidas pela vigilancia sanitária,mas ai vem minha preocupação será algo induzido para acontecer e mudar o mercado e a forma de como lidar com ele, é verdade mesmo,qual o nome da instituição que aprova, a oms e qual o laboratorio que comprovou ,jogada de marketing,Deus nos ajude a vigiar tem muita boa mas tem muito especialista mundial a serviço do mal. sai fora kpc aqui voce entra.estamos de olho.

  9. há risco de contrair essa bactéria em um procedimento cirurgico simples, como hernia umbilical?

  10. ESSA BACTÉRIA É MESMO PERIGOSA.já PENSOU SE ELA MATAR MAIS PESSOAS DO QUE MATOU O VÍRUS H1N1. NOSSO DEUS, EU ESTOU MESMO PREOCUPADO COM ESSE CASO.È PERIGOSO DAR UM SURTO DA KPC COMO HOUVE O SURTO DA GRIPE SUÍNA…

  11. Nossa! minha profª ja tinha exlicado um pouco mais eu nao imaginava que era assim !! obrigadaa, me ajudoou bastantee no trabalhoo !!!!

  12. Se essã bacTériia passar de estado a estado…. éh o fiim seêm cuRa todõ PLANET morre.

    <y

  13. OBRIGADA !!!!!!!!!! PELAS ENFORMAÇÕES QUE ESTAO PASSANDO, PARA TODA POPULAÇÃO… É MUITO IMPORTANTE QUE TODOS TENHAM CONHECIMENTO SOBRE ESSA BACTERIA, PARA NÃO SE ALASTRAR !!!

  14. a falta e higeine nos hospitais e as infecçoes cruzadas estão cada vez mais criando essas super-bacterias, hoje a OMS(organização mundial de saude relata a existencia de 285 mil micros organismos causadores de doenças infectos contagiantes, a africa por ser um continente extremamente pobre e o maior crador desta bacterias em fase a isto a população serve aos grandes laboratorios como cobais humanas

  15. O MELHOR É PREVINIR MESMO…
    HIGIENE: A MAIOR PROFILAXIA DE DOENÇAS!
    JÁ HOUVIU FALAR EM OZONIZAÇÃO?

  16. MAS….. E DE DEUS?
    SE LEMBRA TB NÉÉÉÉ???
    CONVERSA COM ELE!
    COMOOOO É MARAVILHOSOOOO…
    giuliano

  17. vai chegar o momento em que nao teremos mais antibioticos para nos proteger de tantas bacterias que existem em nosso ambiente é um absurdo e os politicos nao acordam desse mau.

  18. a vacina h1n1 e a vacina h5n1 contem mercurio Hg pessoas alergicas a esse elemento quimico pode ter um choque anafilatico e morrer em segundos dr.antonio carlos hoppner

  19. Como algumas pessoas ainda tem tempo de fazer graça com coisas tão sérias.

  20. Minha mãe foi diagnosticada com esta bactéria em 2008 após cirurgia no coração. Foi inclusive tratada com TIENAM e liberada do hospital. Um ano mais tarde teve infecção de bexiga causada pela KPC e foi novamente tratada com internamento. Recentemente em um exame de rotina a bactéria reapareceu. Acredito que na verdade a bactéria sempre esteve no organismo dela, pelo menos nos ultimos 3 anos, e nunca causou danos graves. Correto?

  21. uma pergunta direta..como eliminar a bacteria.. e resposta é a mais vaga possível, incrivel o descaso nas informações aqui prestadas, que tal informar quais os antibioticos que podem combater tal virus…

  22. minha mãe faleceu há seis meses de sepsemia (infecção generalizada )moro em Aracaju sergipe.este foi o laudo dos medicos ,mas tenho duvidas por que ela estava boa e em apenas uma semana indo e vindo do hospital até ficar internada na uti ela se foi. acho isso muito estranho e aqui ninguem fala nessa bactéria maldita.

  23. Esse assunto é muito importante,ele mim ajudou no meu dever da escola ele deve ser lido e relido pois ele faz bem para nos nao pegarmos.

  24. Estou fazendo um transplante de medula óssea. E foi diagnosticado agora no final de tudo a kpc. A equipe médica só me fala por cima sobe o assunto com medo de me preocupar mais… .Minha previsão de alta hospitalar era para sábado… foi prorrogado sexta (20/05/11)

  25. Muito explicativa,tirei algumas duvida que tinha á
    respeito da superbacteria.(KPC)..

  26. Muitas pessoas nem imaginam que essa bactéria KPC existe, a mídia deveria alertar e trazer mais informaçoes sobre essa bactéria KPC.

  27. quando,o paciente morre com a bacteria kpc,no velorio a risco de comtaminação ao tocar no corpo do falecido?porque a fanmiliares ao se despedir do falecido oas tocam a ese risco de comtaminação?

  28. se,nao estamos doente,etrmos comtatato com uma pessoa que tem a bcteria,corremos risco de sermos comtaminados?

  29. Aqui na minha cidade, comenta-se de 4 casos de contaminação com a super bactéria, um jovem de vinte e sete anos faleceu e uma senhora de 48 anos, encontra-se hospitalizado outro rapaz de 23 anos e mais uma senhora de 50 anos… é bem preocupante
    as duas pessoas que faleceram estava internadas no hospital Santa Tereza, a minha cidade é Guarapuava no Paraná.

  30. graças a deus ainda nao peguei isto,se deus quiser nao pegarei nunca!

  31. Em curitiba tem um hospital que está com um surto dessa bactéria(olha que um hospital referência em neurológia).

  32. definitavamente é o fim dos tempos… salve-se quem puder!!!daqui a pouco so vai fikar zumbi nesse mundo…o jeito é fazer muito sexo antes de morrer!!

  33. lido com paciente que tem a kpc, os medicos querem dar alta. A duvida e como evitar o contagio estando lidando diretamente com o paciente?

  34. no hospital que trabalho tem uma paciente confirmado e uma suspeita de KPC essas duas pessoas podem infectar o hospital todo ou se elas ficarem no isolamento nao tem perigo??

  35. O micróbio não é nada, o terreno é tudo- Louis Pasteur (1822-1895):basta estimular a imunidade e prescindiremos d tantos antibióticos e remédios.Mas ai “alguém” vai deixar de ver $. E justamente É quem mais ganha com nossas doenças.Uma das técnicas p/ estimular a imunidade é a AUTO-HEMOTERAPIA. USO HÁ 5 ANOS E NEM GRIPE PEGO, PROCURE ENTRE CONHECIDOS QUEM USA E APOSTO Q RELATARÁ ESTA SAÚDE Q FALO. SECULAR E MUNDIAL, Ñ CONSTA 1 QUEIXA. E É USADA EM VETERINÁRIA há século

    USAR OZONIZADOR POR 1 HORA NOS AMBIENTES HOSPITALARES (SEM PRECISAR ISOLAR DURANTE A APLICAÇÃO): 100% DE ESTERILIZAÇÃO!
    REPORTAG EM: Pesquisadores da USP provaram a eficácia do ozônio no combate ao KPC – no youtube
    APLICAR AUTO-HEM OTERAPIA COMO PREVENTIVO E COMO TERAPÊUTICA CUMULATIVA,CONCOMITANTE: 0% DE INFECÇÕES HOSPITALARES – Dr. Ricardo Veronesi – Professor emérito da Faculdade de Medicina da USP
    O “problema” destas terapias: ñ se gasta $$$, e mesmo salvando vidas, são proscritas ao -no Brasil

  36. eu nunca ouvir falar em pior bacteria doque essa ela e muito perigosa eu pesso a todos que realizem
    todos os cuidados citados boa sorte a todos eu vou ser medico!!!

  37. Meu tio esta com kpc e esta internado em B. h. No hospital da previdencia ,esta no c.t.i mas esta exposto recebendo visitas e qualquer um pode ser contamination ,um absurdo….

  38. Meu tio esta com kpc e esta internado em B. h. No hospital da previdencia ,esta no c.t.i mas esta exposto recebendo visitas e qualquer um pode ser contamination ,um absurdo….

  39. Por favor quem pode ajudar? meu pai está com Klebsiella Pneumoniase, há mais de dois meses. Ele foi internado com problemas nos pés fez uma amputação e voltou para casa. Portanto começou a desenvolver um quadro febril e problemas de urina. Após varias consultas com medicos, um determinado dia estava muito mal e foi internado à pressas. Iniciou o tratamento com antibioticos fortes e o problema não cessou. Após varias tentativas com medicos do hospital onde se encontra internado, acabaram fazendo a cultura da urina, e foi detectado kpc. Bem fazem exatamente 45 dias que está internado, está sendo aplicado há 15 dias menoperem. Portanto fazem 15 dias que iniciou um inchado nos braços, mãos, abdomen e membros inferiores. Agora o penis e saco escrotal está totalmente inchado, apavorante. Estive observando seus braços de tão inchados que estão, agora aparecem pequenas bolhas de agua, possivelmente pela retenção de liquido. Meu pai está com risco eminente? Será que vai sarar? EStamos muito preocupados porque os medicos não dizem nada? Por favor quem conhece o assunto nos ajude e nos oriente! Ass: Esperança
    Klebsiella

  40. Por favor quem pode ajudar? meu pai está com Klebsiella Pneumoniase, há mais de dois meses. Ele foi internado com problemas nos pés fez uma amputação e voltou para casa. Portanto começou a desenvolver um quadro febril e problemas de urina. Após varias consultas com medicos, um determinado dia estava muito mal e foi internado à pressas. Iniciou o tratamento com antibioticos fortes e o problema não cessou. Após varias tentativas com medicos do hospital onde se encontra internado, acabaram fazendo a cultura da urina, e foi detectado kpc. Bem fazem exatamente 45 dias que está internado, está sendo aplicado há 15 dias menoperem. Portanto fazem 15 dias que iniciou um inchado nos braços, mãos, abdomen e membros inferiores. Agora o penis e saco escrotal está totalmente inchado, apavorante. Estive observando seus braços de tão inchados que estão, agora aparecem pequenas bolhas de agua, possivelmente pela retenção de liquido. Meu pai está com risco eminente? Será que vai sarar? EStamos muito preocupados porque os medicos não dizem nada? Por favor quem conhece o assunto nos ajude e nos oriente!

  41. Falando no assunto KPC, todos nós temos no organismo agentes que combate certos tipos de antibioticos. a questão é porque os laboratórios não estão dando a minima para o assunto KPC. É simples o tratamento mais comum é vender varios medicamentos, este é o grande lance para os magnatas ficarem mais ricos, e os donos de Uti que mantem seus equipamentos alugados as uti tanto de hospitais publicos
    e particulares.

    Obs. todos nós temos a kpc em nosso organismo, observem quanatas pessoas tomam antibioticos e tem que mudar de medicamento por não fazer o efeito satisfatorio…..este papo de KPC chega ser uma piada.
    O caso é que profissionais da saúde em hospitais manipulam varias pessoas formam um grande coquitel de bacterias generalizando as infecções criadas por eles mesmo.
    Espero por ter feito este comentario eu não tenha ofendido nenhum profissional da área de saude.

  42. Eu não sei como os pesquisadores da área de infectologia, ainda não observaram como se trata foco de pragas na área de vetores.

    Exp. As baratas é um grande exp. de mutação genetica, assim também é a KPC uma mutação genetica.
    quem conhece do assunto já sabe porque falei de baratas.

  43. Os artigos que eu li falam que a kpc surgiu no de 1998 a 2000, estamos em 2012 como pode isso. com toda a tecnologia a disposição da ciencia moderna ninguém acertar no alvo, isso é uma vergonha.

  44. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. A Klebsiella pnemoniae NÃO É a mesma bactéria da KPC. A Klebsiella pneumoniae é uma bactéria comum, que normalmente não causa danos a pessoas saudáveis. Geralmente estão associadas à infecções urinárias.
    A KPC significa: Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemase. É um tipo de Klebsiella que foi modificada geneticamente, capaz de produzir a enzima carbapenemase contra diversos antibióticos. Isso acontece principalmente devido ao descontrole no uso de antibióticos, sem indicação médica ou por indicação incorreta (PORTANTO MUITO CUIDADO AO ADMINISTRAR ANTIBIÓTICOS!!!). Só há risco de ser contraída em ambientes hospitalares por pessoas já debilitadas.
    Portanto, caso recebam diagnóstico de Klebsiella pneumoniae NÃO SE ASSUSTEM! É uma bactéria comum.
    Caso o diagnóstico seja de uma KPC, com todos os exames que comprovam tal bactéria, medidas médicas serão tomadas imediatamente. Como provavelmente esse paciente já estará internado, será de mais fácil controle.

    Evelly Lins, estudante do 8º período de Biomedicina.

  45. obrigada pelas informações pois eu estava muito preocupada com essa bacteria KPC.

  46. Me contaminei com kpc em uma cirurgia de coluna.Vai fazer 2 anos que venho lutando com ela.Já estive internada umas 8 vezes.Estou com intolerancia à lactose,artrite,diabetes……Só Deus,pois sou tb resistente a todos os antibióticos que dispomos atualmente….se souberem de algo novo,por favor me enviem.Grato.

  47. Eu moro na cidade de São Jose dos Pinhais Paraná.
    Perdi minha mãe no mês de agosto de 2012, no dia 21 de agosto, com essa terível bactéria, até hoje não me conformo com o que aconteceu com ela. Foi uma impunidade do que aconteceu com ela, chegando lá no hospital onde ela estava enternada , vi que a minha mãe estava tomando o antibiotico o tal do ciprofloxacino, sendo que no resultado do exame a bactoroscopia o único antibiótico que iria resolver era o inipinen, ai eu fiu conversar com a médica que estava tratando da minha mãe que o medicamento tava errado sabe o que ela me respondeu, não se o antíbiotico nao fizer bem mas mal não vai fazer: tanto não fez para ela medica que em três dias a minha mãe faleceu.
    ” Como é triste hoje em dia os profissionais” , não tratam do paciente com carinho e amor , não pensam nas familias no sofrimento quanta lágrima nós temos deramado. não consigo me conformar com tanta impunidade.
    Há sem contar que enternei a minha mãe em um dia no outro o médico queria dar alta, disse que a minha mãe nao tinha nada, mas ela já tinha os resultados que eu tinha feito por fora dando tudo alterado, o médico disse que a minha mãe estava enventando a dor que ela deveria estar com mal de alzaimer.
    Eu deveria levar a copia do atestado de óbito para esse médico para ver que a minha mãe estava enventando a dor pois ela em uma semana morreu do tanto que gemia de dor, e ficava pedindo por socorro, o remédio que ela tomava era para durar 8 horas mas em meia hora já estava gemendo ai ai ai.
    Estou muito revoltada com tudo o que aconteceu com ela tudo o que estou falando tenho provas do docunmentação papeis de laboratórios etc.
    Eu deveria processar esses profissionais pela imcopetência de alguns, más o que é que adianta se não vai trazer a minha mãe de volta,se tudo aqui no Brasil vai virar em pitzza mesmo.
    Esta sendo difícil pois no dia das almas eu fui levar flores no tumulo dela,parece que a gente vai ficar louco de tanto chorar dava vontde de abrir o tumulo para poder abraça-la, não sai da minha cabeça a minha mãe pedindo por socorro me acuda não aguento mais de dor faz alguma coisa ai ai ai ai filha.
    Mãe você sabe que eu corri tentei te ajudar más não consegui,pois tem coisa que não depende só de mim é alem, más fazer o quê se os profissionais não se enpenharam para te ajuda la.
    beijo minha mãe Regina Claman Bueno te amo Muito e sempre te amarei. de sua filha Josefa.

  48. Boa tarde!
    esta superbactéria foi diagnosticado
    em um pcte internado no hospital onde trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *